-
Arquitetos: UID Architects
- Área: 233 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Koji Fujii / TOREAL
O conceito era de um grande telhado que delineava suavemente a terra e o céu. A casa foi construída em um declive que se estende da encosta à base da montanha, onde existem complexos residenciais desde a década de 1970. Embora o lote esteja localizado perto do centro da cidade, a área é abundante em vegetação e natureza.
No entanto, condomínios de arranha-céus desproporcionais no lado sul do terreno, que é longo e estreito na direção norte-sul, criaram uma vista estranha e tornaram difícil garantir luz natural e privacidade na face sul. Por outro lado, a face leste, com sua diferença de altitude, se abre para um belo rio ao longo da encosta, com uma excelente vista tanto da cidade quanto das montanhas ao longe.
Propusemos um espaço tridimensional que define as áreas internas e externas com uma planta seccional enraizada na terra que integra a microtopografia do local e um telhado expansivo. A grande cobertura de madeira laminada de 1000 mm × 64 mm tecida numa grelha de 2700 mm é suportada por seis pilares de aço em forma de cruz.
A cobertura plana e rígida e os múltiplos níveis de piso inspiram continuamente uma variedade de experiências espaciais em relação ao exterior, mudando gradualmente a qualidade do espaço de aberto para fechado. Atualmente, quando os edifícios divergem do entorno, decodificar cuidadosamente a topografia, o ambiente circundante e reconstruir a rica relação entre as pessoas e a arquitetura conduz à restauração da paisagem natural.